Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

Aulas de Violão e Harmonia

Contatos: correamarcioguedes@gmail.com

Programa das aulas de violão:

Objetivo Geral: proporcionar ao estudante, amador ou aspirante a profissional, iniciante ou avançado, todas as ferramentas necessárias para uma expressão musical fluente e abrangente ao violão.

Objetivos específicos:

  • Proporcionar ao aluno a compreensão técnica instrumental na relação corpo/instrumento musical.
  • Estabelecer padrões de interpretação condizentes à períodos, gêneros e estilos musicais diferentes.
  • Trabalhar sonoridade instrumental limpa e consistente.

Conteúdo programático:

  • Técnica de mão esquerda e direita.
  • Sonoridade e interpretação.
  • Leitura musical (estudo e análise das partituras do repertório escolhido e leitura a primeira vista)
  • Acordes e escalas.
  • Repertório de violão solo.
  • Repertório de acompanhamento (música de câmara e música popular).
  • Composição, arranjo e improvisação ao violão.

Procedimentos:

 Uma hora de aula prática/expositiva, sempre individual. As aulas podem ser semanais ou quinzenais.

Materiais necessários:

Violão e caderno de música. Métodos, livros e partituras serão indicados conforme o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.

Localização:

As aulas acontecem na Equilibrium escola de música (http://www.equilibriumescolademusica.com.br), no bairro Vila Madalena em São Paulo, SP.

Bibliografia:
  • BLOCK, Leon. Chopin for the guitar: arranged by Leon Block. New York: Edward B. Marks Music Company, 1960.
  • CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra, cuaderno 1, escalas diatônicas.Buenos Aires: Barry, 1966.
  • CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra, cuaderno 2, técnica de la mano derecha. Buenos Aires: Barry, sem data.
  • CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra, cuaderno 3, técnica de la mano Izquierda. Buenos Aires: Barry, sem data.
  • CARLEVARO, Abel. Serie didactica para guitarra, cuaderno 4, técnica de la mano Izquierda (conclusion). Buenos Aires: Barry, 1975.
  • CORREA, Marcio Guedes. Violão: acordes e tonalidades. São Paulo: Ed. Criativo, 2012.
  • CORREA, Marcio Guedes. Violão: escalas e acordes. São Paulo: Ed. Criativo, 2012.
  • FARIA, Nelson. The brazilian guitar book. Petaluma: Sher Music CO, 1995.
  • PASCHOITO, Ivan. Dilermando Reis a partir de seus manuscritos: arranjos para violão solo revisados por Ivan Paschoito. São Paulo: Irmãos Vitale, 2005.
  • PEREIRA, Marco. Valsas Brasileiras. Rio de Janeiro: garbolights produções artísticas Ltda, 1999.
  • PINTO, Henrique. Iniciação ao violão. São Paulo: Ricordi, 2002.
  • PINTO, Henrique. Iniciação ao violão volume II. São Paulo: Ricordi, 2008.
  • PINTO, Henrique. Arpejos de mão direita. São Paulo: Ricordi,1998.
  • PINTO, Henrique. Curso progressivo de violão. São Paulo: Ricordi, 1980.
  • PINTO, Henrique. Coleção de peças para violão, álbum nº1. São Paulo: Ricordi, 1977.
  • PINTO, Henrique. Ferdinando Carulli, Duos Op. 34, números 1 e 2. São Paulo: Ricordi,1977.
  • PINTO, Henrique. Ferdinando Carulli, Duos Op. 34, números 3 e 4. São Paulo: Ricordi,1977.
  • PINTO, Henrique. Matteu Carcassi: 25 estudos Op. 60 (estudos preparatórios): revisão e digitação de Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi,1978.
  • PINTO, Henrique. Fernando Sor: 25 estudos melódicos e progressivos Op. 60: revisão e digitação de Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi,1985.
  • PINTO, Henrique. Mauro Giuliani: Le Papillon Op. 50, 32 peças fáceis para violão: revisão e digitação de Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi,1985.
  • SANTOS, Turíbio. Violão Amigo: cantigas de roda do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editot, 1998.
  • SAVIO, Isaías. Escola moderna do violão. São Paulo: Ricord, sem data.
  • SAVIO, Isaías. Exercícios diários para velocidade. São Paulo: Ricord, 1962.
  • TAUBKIN, Myrian. Violões do Brasil. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2007.

Programa das aulas de Harmonia:


Objetivo geral: proporcionar ao estudante, amador ou aspirante a profissional, iniciante ou avançado, ferramentas para compreender o discurso musical do ponto de vista da análise harmônica e da realização de condução de vozes.

Objetivos específicos:

  • Tornar o estudante capaz de analisar harmonicamente qualquer partitura do repertório tonal (música pra teclado, música de câmara, música pra violão, corais e repertório orquestral).
  • Fornecer ao aluno ferramentas essenciais à composição musical e ao arranjo.
  • Habilitar o estudante em condução de vozes.

Conteúdo programático:

  • Intervalos (revisão).
  • Leitura músical em todas as claves, principalmente de Sol, Fá e Dó na 3ª linha.
  • Ciclo de quintas (tons vizinhos) e armadura de claves.
  • Modo maior: tríades e tétrades diatônicas.
  • Modo menor: tríades e tétrades diatônicas.
  • Análise Harmônica.
  • Análise melódica (figurações melódicas: notas de passagem, apojatura, bordadura, escapada, antecipação, retardo, arpejo, etc.)
  • Período, frase e cadências.
  • Condução de vozes e todas as suas regras.

Procedimentos:

 Uma hora de aula prática/expositiva, sempre individual. As aulas podem ser semanais ou quinzenais.

Materiais necessários:

Violão e caderno de música. Métodos, livros e partituras serão indicados conforme o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso.

Localização:

As aulas acontecem na Equilibrium escola de música (http://www.equilibriumescolademusica.com.br), no bairro Vila Madalena em São Paulo, SP.

Bibliografia básica:

  • HINDEMITH, P. Curso condensado de harmonia tradicional. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009.
  • LIMA, Marisa Ramires Rosa de. Harmonia. São Paulo: independente, 2011.
  • SHOENBERG, Arnold. Harmonia; Introdução, tradução e notas de Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
  • ______. Fundamentos da Composição Musical; Tradução de Eduardo Seincman. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
  • ______. Exercícios Preliminares em Contraponto; Tradução de Eduardo Seincman. – São Paulo: Via Lettera, 2001.

Bibliografia complementar:

  • ANDRADE, Mario de. Pequena História da Música. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda., 1987.
  • BENNETT, RoyUma Breve História da Música; tradução, Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.
  • CANDÉ, Roland de. História Universal da Música vol 1 e 2; tradução Eduardo Brandão; revisão da tradução Marina Appenzeller. – São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • Dicionário Grove de Música: Edição Concisa / Editada por Stanley Sadie; editora-assistente, Alison Latham; tradução, Eduardo Francisco Alves.-Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed.,1994.
  • GRIFFITS, Paul. A Música Moderna; uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez; tradução, Clóvis Marques; com a colaboração de Silvio Augusto Merhy. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
  • LACERDA, Oswaldo. Teoria Elementar da Música; São Paulo: Editora Ricordi, 1966.
  • LIMA, Marisa Ramirez Rosa de e FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Exercícios de Teoria MusicalUma Abordagem Prática (3ª ed.); São Paulo: Embraform, 1991.
  • MATRAS, Jean-Jacques. O Som; Tradução de: Edson Darci Heldt - São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1991.
  • MED, Bohumil. Teoria da Música; 4ª ed.rev.e ampl. Brasília, DF: Musimed, 1996.
  • PISTON, Walter. OrquestracionMadrid: Real Musical Madrid, 1984.
  • SPENCER, Peter, Peter m. Temko. A Pratical Approach to The Study of Form in Musi; .New Jersey: Prentice Hall, Englewood Cliffs, 1988.
  • TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. – São Paulo: Editora 34, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário