Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Em busca de novas mídias para a música: Mobile Game “Crazy Medieval Times”

Caros amigos:

Durante toda a minha carreira musical, nunca acreditei muito em ideias de se “criar platéias” ou “educar público”. Música não precisa disso, ela foi feita pra todos e mobiliza àqueles que estão abertos e dispostas a ouvi-la. Abertos e dispostos, não necessariamente educados pra isso. Confesso que me parece até um pouco pedante essa história de preparar o ouvinte para compreender sua música.

Portanto, o projeto do mobile game no qual o Grupo Les Folies está envolvido busca em primeiro lugar levar nossa música para todos, nesta caso, música medieval e renascentista. Não se trata de usar a música como pano de fundo para uma aventura em forma de game. Nossos personagens usam sons e música para combater os males em vez de armas e força bruta. Os jogadores terão contato direto com música numa espécie de Guitar Hero medieval. Acreditamos que essa seja uma mídia musical moderna, que se somará aos Cds e DVDs.

Peço então, mais uma vez, para quem se interessar pelo projeto que nos ajude a divulga-lo ou que se torne um dos colaboradores:


Abraços e muito obrigado!

Marcio Guedes.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma breve reflexão sobre interpretação musical

Certa vez, assistindo à uma entrevista do Egberto Gismonti na TV, escutei dele a seguinte afirmação:
"Toco as músicas do Villa-Lobos como se minhas fossem." Eis as palavras do compositor orientando o intérprete. Não é necessário mudar uma única nota no plano do compositor para que o intérprete se sinta parte da obra. Basta tocar como se a música lhe pertencesse e sua personalidade e criatividade transparecerão. Não há prática musical sem criatividade. Dizer que há práticas musicais criativas é um pleonasmo.

domingo, 25 de novembro de 2012

Uma reflexão sobre o fazer artístico.

Crianças quando balbuciam não estão apenas falando, mas muitas vezes entoam canções, bem antes de saber o que vem a ser isso. Tamborilam e enxergam nos instrumentos musicais irresistíveis brinquedos de modelar sons. Quando ouvem uma música, reagem e dançam. Quando de fronte a papel, lápis e tintas, confeccionam suas primeiras telas (as vezes fazem isso nas paredes e cortinas mesmo). Massas de modelar materializam inúmeras imagens internas em forma de escultura, e brinquedos as fazem imaginar suas primeiras tramas e encenações. Quando gostam de um desenho animado assistem centenas de vezes, quando temem um personagem ou se desapontam com o destino daquele que gostam, choram. Quando dominam palavras, animam seus bonecos e bonecas e fazem poesias pra mãe e pai.

Felizmente, muitos mantém sua relação com o abstrato de alguma maneira pro resto de suas vidas. O fazer artístico  é o que nos mantém conectados com nossa essência, nosso mundo, nosso universo. É a cura para a indiferença e o conformismo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Criativo Editora e Grupo Les Folies!

A Criativo Editora vem dando uma força ao Grupo Les Folies (Eu, Rafael Roldan Marco Donizete Crepaldi Crepaldi Maurilio Silva e Raul Brabo). Muito obrigado aos caros amigos Carlos, Ze Luiz e Anderson Alves pela grande ajuda!!!

Segue o link da promoção:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=414331885301785&set=a.200805899987719.49364.199070226827953&type=1&theater 

Abraços!

Concurso do Grupo Les Folies no Facebook!

Por favor, CLIQUE EM VOTE para ajudar o Les Folies a ganhar este concurso!
https://apps.facebook.com/offerpop/Contest.psp?c=246263&u=251753&a=254553244581393&p=7312612866&v=Entry&id=777871&rest=1




Vestibular para o curso de Bacharelado em Musicoterapia da FMU.

Aberto o vestibular para o curso de bacharelado em musicoterapia na FMU. Segue vídeo institucional, com a professora Maristela Smith que hoje coordena a pós graduação em Musicoterapia. Atualmente a graduação é coordenada pelo professor Raul Brabo. Caros atuais e ex alunos, ajudem a divulgar compartilhando! Abraços!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mobile Game "Crazy Medieval Times"

Caros amigos:

Há algum tempo, venho trabalhando com o Grupo Les Folies em um projeto de um Mobile Game (Para Apple e Android) que vai unir jogo, música medieval e quadrinhos.

Ao lado do nosso Manager e diretor geral desse projeto, Rafael Roldan e em parceria com o renomado desenhista Renato Guedes, apresentamos nossa campanha de capitalização do projeto no modelo crowdfunding.

Como funciona? Os interessados em participar do projeto compram cotas a partir de US$5,00  e em qualquer valor escolhido pelo participante estão previstos prêmios especiais, itens mesmo de colecionador. A compra das cotas pode ser feita por paypall ou cartão de crédito internacional. Para quem não conhece esse sistema de crowdfunding, a campanha acontece dentro de um período previamente estipulado e muito claro aos participantes. Caso a campanha não alcance seu objetivo ao final do período, os participantes não precisam se preocupar com o valor investido, pois o mesmo, automaticamente não é lançado na fatura do cartão. Muitos projetos (filmes, CDs, DVDs) vem sendo capitalizados dessa maneira nos Estados Unidos e Europa. Aqui no Brasil ainda é novidade.

Falando um pouco sobre o Game, nosso manager Rafael Roldan é o idealizador e roteirista do projeto. Será uma espécie de Guitar Hero medieval, onde os personagens dominam seus inimigos através dos sons encantadores de seus instrumentos musicais mágicos. Os desenhos e direção artística ficam a cargo do Renato Guedes, renomado desenhista que trabalha para a Marvel e DC Comics, além de sua promissora carreira de pintor. A música do game será inteiramente dirigida e gravada pelo Grupo Les Folies, formado por mim (Marcio Guedes), Marco Crepaldi, Maurílio Silva e Raul Brabo que, com nomes fictícios, serão personagens do game. Aliás, dependendo da sua cota de participação do projeto, você também poderá ser um personagem dessa aventura medieval!

Peço então, para aqueles que gostaram do projeto e queiram apoiá-lo, que por favor  nos ajudem a divulgá-lo. Fico muito agradecido. Aos que querem participar do projeto, fico igualmente agradecido!

O link para participar é:

http://www.indiegogo.com/lesfolies

Muito obrigado pela atenção de todos!

Abraços!

"Alcançamos tudo aquilo que é nosso por direito divino".

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aberto vestibular para o curso de Bacharelado em Musicoterapia na FMU - São Paulo - SP


O vestibular para o curso de bacharelado em Musicoterapia está aberto na FMU, agora com coordenção do musicoterapeuta Raul Brabo.

Segue o link:


http://seletivo2013.com.br/FMU/ler.asp?ic=25&gclid=CPqkk-mc1LMCFQSqnQodJEkAXQ 

Abraços!

Prelúdio nº3 Heitor Villa-Lobos


Concuros de fotos do Les Folies

CONCURSO DE FOTOS DO GRUPO LES FOLIES ! ! ! !

Mostre ao mundo teu lado mais medieval e concorra a prêmios incríveis!!!

Eis uma forma de se tornar personagem do Mobile Game "Crazy Medieval Times" e ganhar prêmios! A outra forma é participando do nosso projeto através do crowdfounding:
http://www.indiegogo.com/lesfolies

O Mobile Game tem idealização e direção geral de Rafael Roldan, música do Grupo Les Folies (eu, Marco Donizete Crepaldi Crepaldi Raul Brabo e Maurilio Silva

) e desenhos e direção artística de Renato Guedes.

http://lesfoliesgroup.wordpress.com/concurso-fotos/

NEW PHOTO CONTEST ! ! ! !
Enter now to have the chance to become a special character in our mobile game yet to be launched! This and more prizes wait you the other side of the bridge! Ah, help to spread the word to, ye fellas!!! Thanks a lot!!
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Teaser do Mobile Game "Crazy Medieval Times", do Grupo Les Folies.

Caros amigos, eis o teaser do MOBILE GAME que o Grupo Les Folies (Eu, Raul Brabo Maurilio Silva Marco Donizete Crepaldi Crepaldi) pretende realizar. Trata-se de uma aventura medieval em que inimigos são controlados pelos sons dos instrumentos musicais... uma espécie de Guitar Hero que envolve viagem no tempo, localidades especiais e claro, muita música! A idealização desse projeto é do nosso manager Rafael Roldan e os desenhos e direção artística do Renato Guedes, pessoas às
quais somos muito gratos. A música do Mobile Game será inteiramente produzida, tocada e gravada por nós do Grupo Les Folies.
Temos pouco mais de 40 dias pela frente na nossa campanha de crowdfunding. Fico muito grato se puderem compartilhar. Agradeço muito também aqueles que, gostando do projeto, possam participar dessa realização. Aos participantes estão previstos diversos prêmios, como se tornar personagem do Game, receber versões exclusivas, CD e encarte com trilha do Game, desenhos digitalizados e originais. E ao participante de cota mais alta, um instrumento musical real, desenhado por nós, construído por luthier especializado e autografado pelo grupo e pelo Renato Guedes.
Muito obrigado!
Abraços!
Link da Campanha de crowdfunding: http://www.indiegogo.com/lesfolies

Um posicionamento pessoal! Vídeo do instituto Nina Rosa: A engrenagem.

Caros leitores;

Quando fundei esse blog, foi sem dúvida para falarmos sobre música e artes. Mas nós artistas não estamos dissociados do mundo em que vivemos. É comum artistas compartilharem suas ideias sobre a vida em seus textos, discursos e às vezes até em sua própria arte. Vide o exemplo de J. S. Bach que durante grande parte de sua vida escreveu música para a igreja na qual acreditava ou de Murray Chafer, um ativo ecologista.

Sendo assim, e sem nenhuma pretensão de me comparar com os dois compositores que citei, gostaria de divulgar este excelente vídeo do Instituto Nina Rosa. Sou vegetariano desde 2005, mas não defendo que todos tem que ser. Defendo que existe uma indústria extremamentte gananciosa e anti ética por trás do consumo exagerado de carne que nos é imposto. Na minha opinião, ninguém precisa comer carne todo dia. Carne processada (embutidos) já se sabe há anos que não traz benefício algum ao ser humano e seu consumo, mesmo em pequenas quantidades, é extremamente perigoso à saúde.

Espero que gostem do vídeo. Ele trata de amor, compaixão e vida. Se esses assuntos não interessam à música, então é melhor entregá-la de vez ao "pancadão".

Abraços.

http://www.youtube.com/watch?v=KmIprNpcd94&feature=plcp


Mobile Game "Crazy medieval Times"!

Desenhei um instrumento musical, um dos possíveis instrumentos que será construído para um imperador ou imperatriz do nosso projeto:
http://www.indiegogo.com/lesfolies

Peço aos amigos leitores que divulguem e se puderem, participem!
Abraços!

 

domingo, 11 de novembro de 2012

Mobile Game "Crazy Medieval Times"

Caros amigos:

Depois de algum tempo trabalhando muito sobre esse projeto, finalmente estamos começando nossa campanha de crowdfunding!

O Grupo Les Folies, formado por mim, nosso manager Rafael Roldan, Maurilio Silva, Raul Brabo e Marco Donizete Crepaldi Crepaldi em parceria com o destacado desenhista Renato Guedes estamos desenvolvendo um projeto de um videogame de música medieval com quadrinhos, para android e apple.

Gostaria que vocês visitassem o site da nossa campanha e nos dessem um retorno do que acham desse projeto!

Abraços!

http://www.indiegogo.com/lesfolies

quinta-feira, 1 de novembro de 2012