Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

E por falar em boa música...


Há alguns dias recebi o novo CD do músico Raphael Ferreira, com quem tenho a alegria de dividir as turmas de harmonia no curso de música da Unisantanna. Trata-se de seu primeiro CD instrumental solo, intitulado Ultramar, integralmente autoral. Além de ter composto todas as músicas, o saxofonista também assina os arranjos das oito peças que compõem o trabalho: Andaluz, Figueira da Foz, Aldeia, Partir do alto, ciprestes, trípolis (Suíte Ultramar), Calunguiana e Balcanius. O projeto foi gravado ao vivo - diga-se de passagem, a melhor maneira para registrar este tipo de música - no estúdio NaCena em novembro de 2011 e nele tocam, além do compositor (Saxofones tenor e soprano), Fábio Leal (Guitarra), Sérgio Machado (Bateria), Felipe Silveira (Piano) e Sidiel Vieira (Contrabaixo acústico), todos músicos de alto nível.
O CD de Raphael Ferreira tem clima Jazzístico/Brasileiro, mas ao contrário do que acontece ás vezes, isso não faz dele um disco previsível. A cada faixa, fui surpreendido por belas melodias contrastantes entre elas, por climas igualmente intrigantes, por arranjos sofisticados e por um discurso musical fluente e descomprometido de responsabilidades estilísticas. Os sons de saxofone de Raphael Ferreira são perfeitos e sua concepção musical é de nível elevado. Como é comum em discos de jazz e música instrumental brasileira, este está recheado de improvisação, mas aqui, ela cumpre seu verdadeiro papel: o de contribuir para a música. É notável na criação e arranjos deste brilhante músico que os improvisos não são objetivo final, mas sim um dos diversos elementos que estruturam suas composições. Vale escutar este CD com atenção: ele merece espaço na mídia especializada e, como sempre acreditei, boa música é para todos! Espero que esta obra não encontre barreiras em selos da indústria cultural.
Raphael Ferreira é Saxofonista, compositor, arranjador, pesquisador e professor. Doutorando em música pela Unicamp. Seu website é: http://www.raphaelferreira.mus.br/




Um comentário:

  1. Mestre! Faço minhas suas palavras.
    Raphael além de grande músico é também ótimo professor, adepto de sua concepção pedagógica ROTA - KKKK! - Brincadeiras a parte, ele é um profissional muito sério, ouvi apenas duas faixas do trabalho dele, mas é notório que se trata de um trabalho honesto e sério, bem ao feitio de seu autor.Espero o seu trabalho solo! Bela resenha, parabéns!

    ResponderExcluir