Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Caros leitores, hoje fui buscar exemplares do meu primeiro livro. Acaba de ser impresso e editado pela Editora Criativo!
O livro se chama "Violão: tonalidades e acordes". Este será vendido em bancas de jornal. A proposta foi abordar de maneira prática todas as tonalidades maiores e seus acordes (tríades e tétrades). Não é necessário saber ler partitura para entender este material (mas deixo claro nos textos o quanto é importante saber ler música) e espero que seu conteúdo dê boas noções práticas de harmonia aos estudantes. O texto "Sobre o Autor" foi gentilmente escrito pelo mestre Sidney Molina. O livro tem 96 páginas, seu custo é de R$24,90 e pode ser adquirido nas bancas de jornais, na editora Criativo (www.editoracriativo.com.br) ou diretamente comigo. Agradeço ao Carlos Rodrigues e Jozé Luiz (da editora Criativo), ao Jorge Correa Jr pela realização das ilustrações didáticas, ao Sidney Molina pelo texto e por me ajudar mais uma vez e à Morgana Lira, por sua inabalável paciência e carinho!



7 comentários:

  1. Olá Mestre – Parabéns pela publicação, que seja o primeiro de muitos! – Gostaria de uma indicação sua:
    Quero comprar um livro sobre Harmonia Funcional. Embora tenha a maioria das aulas do Curso do Peter aqui em meus cadernos, eu perdi algumas aulas, infelizmente, as do final do curso em sua maioria.Alguma boa indicação?
    Outra questão que preciso de sua orientação: Vou participar de um curso, onde um dos temas usados para a demonstração da técnica ensinada, será o Coral numero Um de Bach.Qual o nome correto desta Obra?
    Vou tentar conseguir aqui pela Net, caso não consiga, Posso xerocar de seu livro pra estudar? Não queria chegar no curso sem nem ao menos saber do que se trata.
    Abração mestre, e parabéns mais uma vez!
    Flávio Batera - aluno Unisantanna

    ResponderExcluir
  2. Fala Flavião! Muito obrigado pelo apoio e consideração.
    Sobre harmonia funcional popular, acho que a melhor pessoa pra te indicar um bom livro é o Peter mesmo. De harmonia funcional tem o livro do Hans joachim Koellreutter, mas acho que não é isso que você está procurando. Sobre o coral, o nome é "Aus meines Herzens Grunde" (Por minha angústia profunda)... por acaso é aquele coral que nos matamos de estudar para a prova final de treinamento auditivo aplicado... lembra? risos. Se precisar do livro, "tá na mão".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caramba!, mas "Aus meines Herzens Grunde", é o Coral número um de Bach?, eu achei que era outra Obra, sendo esta estou relax, graças a você! Vai dar pra cantar relativamente afinado la no curso. Mas, pra garantir, vou dar uma estudada! Mestre, na medida do possível, tente postar aqui em seu espaço, e no Face(por causa da repercussão), colocando o link por exemplo, artigos sobre música, a importância de se estudar música, enfim, motes que nos permitam discutir o assunto de forma mais efetiva. Observei o seu diálogo com uma amiga de Facebook. Ela afirmando que não gostava de cantores que tinham a voz ''fabricada'', segundo ela, causa esta, culpa do estudo de Canto que alguns cantores se submetem. Estes e outros mitos, precisam ser esclarecidos e discutidos dentro da comunidade músical.Um picareta como eu não tem credibilidade pra iniciar tal discussão, portanto, precisamos de um mestre de verdade, e que tenha coragem de tocar na ferida, por assim dizer. Não preciso dizer quem é o Cara pra Esta Missão! - Sou seu fã, continuo acompanhando seu blog e seus escritos diariamente. Flávio - Unisantanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Flavião! Se você tivesse pego a partitura original que eu levei ( e não a versão mobral) teria visto o título do coral... risos!!! Que curso é esse que você vai fazer? Boa iniciativa!!! Claro Flavião, aos poucos vamos discutindo as coisas aqui. Mais uma vez, obrigado pela confiança. Abraços!

      Excluir
  4. Kkkkkk, Sensacional! MObral!, passei mal aqui.Mestre, eu não cosneguia enxergar direito, (tô ficando véio e Cego!!) ou seja: Era mais um desafio, além do inicial de AFINAR .Ai apelei pro MObral!, Caraca Mobral!! - Atualmente é o EJA -educação para Jovens e Adultos AFfiii! O curso Marcião é sobre a Metodologia de Opasso. Uma Metodologia de ensino musical desenvolvida pelo Prf Lucas Ciavata. Ela é baseada em movimentos e toda centrada na música brasileira.Baseia-se na idéia de ensinar música, mesmo sem necessariamente ter o instrumento musical como meio. Lembra um pouco a percussão corporal, porém tem uns gráficos que permitem a interação de vários alunos juntos(imagine o jogo da amarelinha, dos ''antigamente''por exemplo) os participantes vão se deslocando, e produzindo sons, baseado nas levadas de escolas de samba do Rj,Maracatú e por ai vai.Ritmica, levadas etc, me identifiquei bastante!! A última aula é sobre Canto Coral, justamente a peça que estudamos, será usada pra explanação de uso da metodologia. Vou ficar uma semana na no RJ, no CBM.Vou olhar minhas partes do MOBRAL, mas pra não fazer vergonha, kk, vou levar a original.Se não achar apelarei a você. abração meu querido mestre! Flávio Unisantanna

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que legal! Espero que o curso seja enriquecedor!
    Se precisar da partitura de gente grande, é só falar... risos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Mestre, irei nescessitar da partitura de "Gente Grande" do Coral nº 1 de Bach. Minhas partituras do Mobral tem alguns erros, como uma "casa 1" que não existe, na verdade uma adaptação feito por nosso colega Élcio Lima, Sensacional! - de modos que, irei precisar de sua ajuda.Não sei como estão seus compromissos. mas vamos ver a viabilidade e um local onde posso pegar a parte pra xerocar.Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir